sexta-feira, 27 de março de 2015

Facebook começa a investir pesado em inteligência artificial


O Facebook acaba de revelar um passo a frente no estudo da inteligência artificial. Em sua última conferência, Mike Schroepfer, CTO da empresa, anunciou que a rede social conseguiu desenvolver um sistema capaz de identificar conteúdo em vídeos e sentenças.


O novo protótipo de IA (Inteligência Artificial) para vídeos é capaz de reconhecer 487 tipos diferentes de esportes, conseguindo até mesmo distinguir uma partida de hockey de patinação no gelo. Os esportes são apenas um exemplo dentro da ampla gama de temas que o algoritmo será capaz de fazer. Essas habilidades ficam um pouco mais claras no vídeo abaixo.


Outro exemplo surpreendente desta nova forma de inteligência artificial é a sua capacidade de compreender sentenças, utilizado para determinar de quem é um objeto, ou o que um grupo de pessoas deseja. Nesse vídeo podemos ver que o IA consegue entender o conteúdo do filme o Senhor dos Anéis sem conhecimento prévio da história ou dos personagens. Ele é capaz de responder questões sobre a trama graças à memória de rede do Facebook, que permite ao dispositivo uma grande sofisticação na hora de dar respostas.

Desde o ano passado, a rede social começou a investir um bom dinheiro no estudo de inteligência artificial, chegando até mesmo a contratar um grande time de pesquisadores liderado por Yann LeCun em um laboratório de Nova York. No começo de 2015, a empresa adquiriu a startup Wit.AI, responsável por criar programas de comando de voz e tecnologia linguística.

Uma das primeiras tarefas da nova divisão da rede social foi um criar um serviço de transcrição para voz que funcionasse no Messenger, de maneira que alguém falando no celular pudesse transforma suas sentenças em mensagens escritas. Outro item importante de trabalho foi um tradutor automático capaz de fazer o Facebook traduzir todos os comentários feitos em outras línguas para o usuário.

Porque esse tema é importante para o Facebook

Basicamente, a rede social vai ganhar muito mais dinheiro na hora de colocar propagandas no espaço certo. Entendo o conteúdo de uma discussão, ele poderá apontar melhor os tipos de sugestões que aparecem para seus usuários.

Basicamente o Facebook procura uma ferramenta para quebrar os diferentes números de dados que aparecem em nossos feeds todos os dias, de maneira que ele sempre consiga oferecer coisas que nós tenhamos interesse verdadeiro.

Fonte: [Tudocelular]
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário